Rio de Janeiro quer ser polo internacional em Ciência de Dados e Inteligência Artificial
A Riosoft criou a Rede de Ciência de Dados & Inteligência Artificial do Rio de Janeiro, o CDIA.Rio. Uma das metas da iniciativa é fomentar a interação entre o setor acadêmico e empresarial, buscando criar sinergias que possam resultar em novos projetos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, produtos e serviços inovadores. O projeto também pretende tornar o Estado do Rio de Janeiro um polo de referência internacional em Inteligência Artificial.
“No Rio há muitas empresas atuando em Ciência de Dados e IA, há muitos interessados em aprofundar conhecimento sobre esse ramo que é tido como segmento dos profissionais do futuro, além de diversas organizações e universidades que estão desenvolvendo inúmeros estudos. A Rede vai aglutinar todos esses diferentes agentes, fomentar o desenvolvimento do setor, e assim, tornar-se um referencial nacional e internacional sobre o assunto”, ressaltou o coordenador da iniciativa e presidente do Conselho Deliberativo da Riosoft, John Forman.
Quem pode fazer parte – Há três formas de participação na Rede CDIA.Rio, como Membros Natos – empresas ou instituições de ensino/pesquisa sediadas no Rio de Janeiro -, Membros Participantes – pessoas físicas ou jurídicas, sejam ou não do Rio -, e Membros Apoiadores – empresas ou instituições, como por exemplos instituições governamentais, associações e investidores, que reconhecem a existência da rede e com ela interage de modo a ajudar na conquista de seus objetivos.
A Rede CDIA.Rio será lançada oficialmente nesta sexta-feira, 04/08, às 16h, no auditório da Riosoft, na rua Buenos Aires, nº 68 – 14º andar, Centro – Rio de Janeiro. Durante o encontro também serão apresentadas as atividades a serem desenvolvidas pela Rede até o final deste ano. Os interessados em participar do lançamento devem se inscrever através do e-mail [email protected]. Para saber como ser membro da iniciativa e outras informações acesse o site www.cdia.rio.