Cloud

Carros conectados: Nuvem vai armazenar 10 bilhões de gigabytes de dados

A Toyota e a Mazda se juntaram ao grupo japonês de componentes Denso, a Ericsson, a Intel e a operadora NTT DoCoMo no Automotive Edge Computing Consortium (AECC), consórcio que tem como objetivo a criação de um ecossistema para reunir e analisar os grandes volumes de dados utilizados nos veículos conectados, de forma a permitir a condução autónoma ou a elaboração de mapas de navegação em tempo real.

As projeções dão conta que o volume de dados trocados entre os veículos conectados e entre esses veículos e a nuvem deverá atingir a 10 exabytes, ou seja, 10 bilhões de gigabytes, até 2025, o que significaria 10 mil vezes mais que o volume atual.

O padrão para gestão dessa coleta e a análise desses dados ainda não estão definidos. O consórcio AECC vai estabelecer uma série de orientações para que o trabalho aconteça, o que será feito em conjunto com lideranças globais do ramo da tecnologia. Expectativa é que outros gigantes da indústria automobilística se aliem à AECC para fomentar esse trabalho.

Botão Voltar ao topo