Telecom

Teles contra-atacam e derrubam as chamadas de voz pelo WhatsApp

O uso de chamada de voz pelo WhatsApp no Brasil está em queda, revela a nova edição do Panorama Mobile Time/Opinon Box sobre o uso de aplicativos no Brasil. Quando comparada com o resultado da edição anterior da pesquisa, realizada em janeiro, caiu de 65% para 56% a proporção de usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) do WhatsApp que declaram utilizar a funcionalidade de chamada de voz dentro do aplicativo.

De acordo com os organizadores da pesquisa, a redução do uso de chamada de voz no WhatsApp no Brasil pode estar relacionada ao contra-ataque das operadoras móveis nos últimos tempos, que inicialmente ofertaram – para o segmento pré-pago –  planos com tarifa única para chamadas para quaisquer operadoras (conhecido como “all-net”), o que simplifica a precificação do serviço.

Esta estratégia foi adotada por Oi, TIM e Claro há quase dois anos e vem ganhando cada vez mais força. “Depois, e talvez, esta é a iniciativa mais impactante contra o WhastApp, as teles começaram a oferecer voz ilimitada dentro de planos pós-pagos. O movimento parte das mesmas três teles citadas, além de Nextel e Porto Seguro Conecta, e começou justamente no período entre as duas edições da pesquisa”, comenta Fernando Paiva, coordenador da pesquisa e editor do Mobile Time.

Outra iniciativa das operadoras que pode afetar o uso de ligações pelo WhatsApp no futuro é a oferta de voz sobre a rede 4G, serviço conhecido pelo termo técnico VoLTE, na sigla em inglês. Trata-se ainda de algo incipiente, lançado por enquanto apenas por TIM e Vivo em poucas cidades e sem interoperabilidade, mas que tende a se popularizar gradativamente.

O VoLTE garante chamadas com alta qualidade de áudio e completadas quase que instantaneamente, o que proporciona uma experiência muito melhor que aquela das chamadas de voz sobre redes 2G ou 3G. O problema é que no momento somente os modelos mais caros de smartphones são compatíveis com essa tecnologia e as chamadas VoLTE funcionam apenas entre assinantes da mesma operadora.


Mesmo com o resultado, o WhatsApp continua como o principal aplicativo de comunicação instantânea do Brasil e está instalado em 95% dos smartphones de internautas brasileiros, bem à frente do Facebook Messenger (78%) e do Telegram (14%). Entre aqueles que possuem o WhatsApp instalado, 97% dos entrevistados afirma que o utilizam todo dia ou quase todo dia. Facebook e Telegram apresentam percentuais menores nesse aspecto: 65% e 51%, respectivamente. O estudo entrevistou 1868 internautas que possuem celular.

Botão Voltar ao topo