Cielo adota inteligência artificial para reduzir a perda de clientes
Diante do senso de urgência para inovar, a Cielo começou sua jornada de evolução digital com base em três prerrogativas: ouvir o cliente, engajamento e cultura e desenvolvimento ágil. “Estávamos acostumados a fazer as coisas no nosso ritmo, mas não é mais assim. Mudamos como a companhia que cria produtos de um modelo fechado de funil da inovação para um modelo que coloca o cliente no centro, e matamos a área de inovação. Agora inovar é dever de todos”, destacou Diego Feldberg, diretor de produtos digitais e inovação da Cielo, durante abertura do SAP Fórum 2017, realizado em São Paulo.
Entre os resultados, a companhia criou uma plataforma aberta, a Cielo Lio, para receber a colaboração de qualquer um que tenha ideia relacionada a meios de pagamentos. “As máquinas tinham um propósito único e atendiam à borracharia e ao Fasano da mesma maneira. Mas isto vai mudar para atender às diferentes necessidades dos diversos clientes”, disse.
Outra vertente de inovação na Cielo é o uso de inteligência artificial, com SAP Leonardo, para reduzir fraudes nos pagamentos. “O sistema faz correlação de dados, como georreferenciamento do celular, e mostra se é uma transação de risco elevado por meio”, explicou. A Cielo também está usando big data analytics para cruzar dados da empresa com padrões do Leonardo para identificar clientes suscetíveis a churn.
Outro exemplo é o uso de internet das coisas para acompanhar melhor as máquinas nos pontos de vendas de modo a ser mais preditivo, por exemplo, antecipando a necessidade de manutenção ou identificando aparelhos com problemas. “Usamos SAP Leonardo para criar soluções e ganhar eficiência no dia a dia”, resumiu.