O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Mercado

TIM: melhores práticas de governança definem que a empresa são as pessoas

A TIM completou dez anos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, se mantendo como a empresa do setor de telecomunicações por mais anos consecutivos na lista. A seleção é feita entre as 200 empresas com ações mais líquidas na Bolsa de Valores e, ao todo, foram 41 empresas candidatas entre as 179 elegíveis. Compõe o ISE, companhias, como Natura, Braskem, Bradesco, Copel, Banco do Brasil, entre outras. Este ano saíram BRF, Eletrobras Embraer e Sul América. O ISE foi criado em 2005 e tem como objetivo criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações.

Em entrevista ao Convergência Digital, a gerente de Responsabilidade Social Corporativa da TIM, Glória Rubião, afirmou que um dos trabalhos mais importantes da operadora foi o de estabelecer que a empresa são as pessoas. “Toda e qualquer ação de gestão precisa ter esse olhar: são as pessoas que fazem a empresa e para elas temos de adotar as práticas”, pontuou. A executiva observou que o ISE vai muito além das práticas sociais e ambientais das empresas e envolve ações de governança e transparência.

“Estar no ISE nos determinou a fazer ajustes na gestão e no planejamento”, relatou Glória Rubião. Um exemplo é a adoção do home office como medida de combate à mudança climática. Os funcionários da operadora podem ficar dois dias em casa ou onde quiserem e trabalharem remotamente. “Temos a ação de minimizar o ir e vir para o trabalho e também o de estabelecer um elo de confiança com o colaborador”, reforça a gerente da TIM.

Ao longo dos últimos dez anos, foram destaques algumas iniciativas da operadora como expansão do Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a ISO 14.001 e do Sistema de Saúde e Segurança do Trabalho de acordo com a OHSAS 18.001, avaliação socioambiental de fornecedores e criação de políticas corporativas que norteiam as atividades. A operadora comemora ainda o fato de ser a única empresa de Telecomunicações reconhecida com o nível máximo de governança corporativa. Completam o índice ISE, as companhias: AES Tietê, CCR, CPFL, Engie, Klabin, B2W, Celesc, Duratex, Fibria, Light, Santander, Cemig, Ecorodovias, Fleury, Lojas Americanas, Telefônica, Cielo, EDP, Itaú Unibanco, Lojas Renner, Eletropaulo, Itaúsa, MRV e Weg.


Botão Voltar ao topo