Construa o seu próprio sucesso profissional
O sucesso no trabalho depende de uma combinação de fatores, mas os especialistas, ouvidos pelo site Business Insider, listaram atitudes que ajudam a construir um ambiente profissional melhor. Saiba quais são: Para especialistas, mudar pequenas atitudes é o primeiro passo.
1.Chegue na hora – ou antes
De acordo com uma pesquisa da Michael G. Foster School of Business, funcionários que chegam mais cedo tendem a receber mais reconhecimento dos superiores. Não tem a ver com o número de horas trabalhadas, de acordo com a Harvard Business Review. Pessoas que trabalham mais tarde passam a impressão de menor produtividade.
2.Vista-se bem
Segundo a psicologia, roupas podem fazer com que as pessoas se sintam mais confiantes e poderosas e, consequentemente, trabalhem melhor.
3.Defina um “horário mágico”
A primeira hora do dia de trabalho deve ser usada para concluir projetos importantes, de acordo com a escritora Laura Vanderkam. Idealmente, esse é o momento em que não há interrupções de colegas ou de e-mails.
4.Ouça música antes de realizar tarefas
Escutar música durante as tarefas pode ser prejudicial ao resultado do trabalho, mas fazer o mesmo entre 10 e 15 minutos antes de começar uma tarefa faz com que as pessoas iniciem seus trabalhos mais relaxadas e de bom humor, de acordo com o neurocientista e músico Daniel Levitin.
5.Fale em reuniões
Pode ser intimidador, mas levantar sua opinião em reuniões de trabalho compensa, de acordo com especialistas. Isso porque os superiores só conseguem enxergar realmente seus funcionários quando escutam o que eles têm a dizer.
6. Tenha um colega mentor
Ter feedback dos superiores é importante, mas não o suficiente. Autores de livros e especialistas garantem que manter comunicação sobre o trabalho com colegas pode ajudar as pessoas a crescerem mais rápido em uma empresa. A recomendação é, idealmente, buscar uma pessoa que trabalhe em outra área ou desempenhando funções diferentes.
7. Faça retrospectivas ao final de cada dia
Uma pesquisa realizada em Harvard descobriu que 15 minutos de reflexões por escrito ao final do dia são suficientes para melhorar o desempenho de uma pessoa. Pessoas que fazem isso têm mais chances de sucesso do que as que continuam trabalhando normalmente até o momento de ir embora. Planejar o dia seguinte também aumenta a produtividade. Nesse sentido vale o mesmo: escreva todas as tarefas ainda não finalizadas que deverão ser retomadas na manhã seguinte.