Cibersegurança: onde a geração Y convive com os profissionais acima de 45 anos
Se há uma área onde a experiência faz a diferença e abre vagas para os especialistas é a Segurança da Informação. Uma pesquisa da (ISC), instituto focado em educação e certificações profissionais em Segurança da Informação, aponta que 97% dos especialistas desta área com 45 anos de idade ou mais estão empregados e são valorizados por conta de suas experiências.
Os dados foram obtidos na pesquisa (ISC)² Global Information Security Workforce Study – GISWS (Estudo Global da Força de Trabalho na área de Segurança da Informação), realizado com mais de 19 mil profissionais em todo o mundo – na América Latina, 959 profissionais desse setor responderam à pesquisa.
Gina van Dijk, Diretora do (ISC)² para a América Latina, comenta que o número vale tanto para o Brasil quanto para o mundo. O número comprova o quanto o mercado valoriza especialistas em Segurança da Informação, ainda mais levando em conta que parte desses profissionais pode estar perto de se aposentar”, destaca.
Além da alta taxa de empregabilidade, o estudo mostra que esses profissionais acima dos 45 anos de idade têm carreiras sólidas. Um a cada três (33%) ocupa cargo gerencial, dos quais 7% estão em cargos C-Level (CEO, CFO, COO, entre outros de alto comando). Ainda, 24% já são diretores e 16% atuam na definição de tecnologias e na contratação estratégica de fornecedores.
“Com esses dados, podemos concluir que há uma oportunidade valiosa para os profissionais de TI que desejam se especializar em segurança da informação para aumentar sua empregabilidade”, conclui Gina.