Carreira

Cisco e Senac vão capacitar 100 mil alunos em cibersegurança

A Cisco, por meio do Cisco Networking Academy (NetAcad), e o Senac Nacional anunciaram a ampliação de parceria para desenvolver a nova geração de profissionais de tecnologia do Brasil.A intenção é formar 100 mil novos estudantes nos próximos cincos anos em habilidades digitais, segurança cibernética e redes. O anúncio foi feito no Cisco Connect, evento que a fabricante realiza em São Paulo, nesta quarta-feira, 05/04.

A parceria amplia a oferta dos cursos do programa Cisco Networking Academy a partir da abertura de novas Academias pelo Senac e do treinamento de mais instrutores em sua rede de Departamentos Regionais. O novo convênio também prevê o fortalecimento do Comitê Executivo Senac-Cisco Networking Academy para traçar planos e estratégias conjuntas, além de organizar eventos para engajar professores e alunos.

Outro objetivo é difundir metodologias de alinhamento curricular entre os cursos oferecidos em conjunto, prática que pode ser estendida também para as ofertas realizadas no âmbito de programas e políticas governamentais. Estimular a certificação avançada e internacional de docentes e alunos do Senac também está entre as iniciativas.

Uma das preocupações da Cisco é aumentar a participação das mulheres, hoje, em pouco mais de 20%. “Reduziu o número delas nos nossos cursos com a pandemia. Precisamos chegar a 50% o quanto antes”, observou o VP de Relações Governamentais, Giuseppe Marrara.

Uma ação também que a Cisco está fazendo é tornar os cursos cada vez mais básicos por uma necessidade de atender a demanda de trabalho imediata é unificar as plataformas Cisco Academy e Cisco Skill for all. “Essas plataformas vão convergir para uma única dentro de um ano e meio e teremos cursos de nível de entrada, com certificação também de entrada. Mas com certeza a certificação é um selo de qualidade e temos de ter técnicos qualificados”, observou Gabriel Barros, da Cisco Academy. 


A parceria entre Cisco Networking Academy e o Senac iniciou-se há mais de 20 anos, com a criação da primeira academia Cisco na rede, em junho de 2000. Desde então, foram mais de 130 mil alunos impactados pelos cursos da Cisco em habilidades digitais, redes, programação e cibersegurança. Atualmente, a instituição conta com 133 academias Cisco ativas, espalhadas por Departamentos Regionais do Senac em todas as regiões do Brasil.

Fundado em 1997, o Cisco Networking Academy está comemorando 25 anos e continua a ser um dos maiores e mais longevos programas de educação em habilidades digitais para o trabalho. Oferecido gratuitamente para educadores, o Networking Academy tem um currículo abrangente que aproveita a experiência da Cisco no setor, respaldado pelas melhores práticas educacionais, em áreas como redes, segurança cibernética, desenvolvimento de software e dados.

Até o momento, mais de 17,5 milhões de alunos em todo o mundo fizeram os cursos do Cisco Networking Academy para adquirir habilidades digitais. A meta da Cisco nos próximos 10 anos é capacitar 25 milhões de pessoas com habilidades digitais em todo o mundo, sendo 6,2 milhões somente na América Latina. O Brasil é sétima maior operação do programa no mundo e o segundo maior país na utilização de cursos profissionalizantes sobre cibersegurança.

Parcerias público-privadas com instituições acadêmicas, organizações sem fins lucrativos e outras organizações tornam possível o sucesso do programa Networking Academy. Estas parcerias já possibilitaram o treinamento de 532.000 alunos em todo o Brasil. Além disso, 97% dos alunos pesquisados, que fizeram cursos alinhados à certificação Cisco, atribuíram a conquista de um emprego ou oportunidade educacional ao Cisco Networking Academy.

Botão Voltar ao topo