Carreira

Concurso do BNDES: Áreas de TI têm de 385 a 810 candidatos por vaga

Chances em cibersegurança, suporte, desenvolvimento e ciência de dados

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) registrou 90.792 candidatos inscritos no concurso público para preenchimento de cargos de nível superior. Este é o maior número de inscritos já registrado para um concurso na história do Banco considerando apenas vagas que exigem formação específica. A procura aumentou mais de 40% em relação ao último concurso, de 2012, que teve 63 mil concorrentes de nível universitário.

Essa é a primeira seleção pública para ingresso no BNDES após 12 anos. A oferta inicial é de 150 vagas para o cargo de analista e outras 750 para formação de cadastro de reserva. O maior número de inscrições foi na ênfase Engenharia, com 15.157 pessoas. Em seguida, as ênfases mais procuradas foram: Direito (13.765), Administração (13.657), Ciência de Dados (8.321), Comunicação Social (8.095), Analista de Sistemas – Desenvolvimento (6.483), Economia (6.383), Ciências Contábeis (6.272), Arquitetura e Urbanismo (4.581), Analista de Sistemas – Suporte (3.468), Psicologia Organizacional (2.456), Analista de Sistemas – Cibersegurança (1.496) e Arquivologia Digital (658).

Mas como o número de vagas para contratação imediata varia, a efetiva concorrência para cada uma das especialidades, também. Assim, as 40 vagas (sem contar o cadastro de reserva) para as quatro especialidades de tecnologia da informação têm relação de candidato por vaga que varia de 385 para Analista de Sistemas-Suporte até as 810 pessoas que buscam cada vaga de Analista de Sistemas-Desenvolvimento. Veja no quadro:

Todas as ênfases exigem formação específica, com exceção da nova ênfase em Ciência de Dados, que requer graduação superior em qualquer área de atuação, comprovada pela apresentação de diploma ou certificado de conclusão devidamente registrado. Para os profissionais das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia Organizacional, também é exigido o registro no respectivo conselho ou ordem profissional.

Mais de 20% dos candidatos com inscrição confirmada se declararam pessoas negras (17,2%) ou pessoas com deficiência (3,3%) e concorrerão também às vagas reservadas para ações afirmativas. A reserva de vagas está alinhada aos objetivos institucionais do BNDES de promover o desenvolvimento diverso e inclusivo.


Pela primeira vez, o Banco reservou uma cota de 30% para pessoas negras. O último processo seletivo de pessoal do Banco foi lançado em 2012 – antes, portanto, da lei que trata da reserva de vagas para cotas raciais. Já o percentual de vagas para pessoas com deficiência (PcD) foi aumentado de 5% para 15% (10% a mais do que o mínimo legal). As provas serão aplicadas no dia 13 de outubro, em todas as capitais brasileiras. No turno da manhã, os candidatos realizarão a prova objetiva, com duração de quatro horas, e, pela tarde, farão a prova discursiva, também com quatro horas de duração. A divulgação do resultado final do concurso acontece em 30 de janeiro de 2025.

O salário inicial previsto no novo plano de cargos e salários do Banco é de R$ 20.900,00. A jornada de trabalho é de 35 horas semanais.

Botão Voltar ao topo