Empresa desenvolve algoritmo que seleciona candidatos a emprego
Um algoritmo desenvolvido no Brasil pela startup Rocketmat promete um novo modelo de Inteligência Artificial na seleção de candidatos a emprego. Entre as inovações, o sistema não depende de combinações entre as centenas de currículos enviados e as exigências para a vaga, que são muitas vezes subjetivas.
O algoritmo, chamado Matthew, foi criado para compreender a dinâmica da organização, vasculhando o banco de dados da empresa atrás das características comuns de todos os colaboradores com elevado grau de performance, atuais ou que já passaram pela empresa que busca novos profissionais. O algoritmo elenca em questão de segundos as competências necessárias para o cargo, juntando traços de comportamento, capacidades técnicas e habilidades cognitivas dentro do grupo de indivíduos se destaca naquela função.
A partir das características começa a segunda etapa do processo, comparando as habilidades detectadas pela Inteligência Artificial às informações descritas por candidatos e candidatas na pilha de currículos que chegaram ao RH. Nenhum dos currículos é descartado sumariamente por algum filtro subjetivo.
Além de evitar o desperdício de talentos, o algoritmo está programado para chegar a um ponto de equilíbrio entre as boas e más qualidades do grupo de funcionários com alta performance, dentro da premissa de que somos todos humanos, sujeitos a erros e em constante evolução. Ele está programado para não considerar filtros que possam gerar critério discriminatório, como idade, gênero, etnia, instituição de ensino, local da moradia.