Empresas duelam por profissionais em engenharia de software e 5G
A área com mais oportunidades em TI é a de engenharia de software. Todas as posições relacionadas a dados apresentaram também muita projeção de carreira. Já Segurança mostrou a tendência com potencial para crescer mais. O número de vagas nas áreas de produtos aumentou e Cloud se estruturou muito bem e segue em ascensão. Para 2023, as apostas são o 5G e o metaverso. O levantamento é da Michael Page, empresa de recrutamento.
O relatório mostra que o Brasil continua no radar das empresas de fora para contratarem profissionais com remuneração em dólar ou euro. O principal desafio para os profissionais é o idioma, uma vez que é preciso ser fluente em inglês na maioria das vagas. Dentro do mercado brasileiro, as empresas precisam oferecer salários inflacionados por causa do câmbio para se manterem competitivas. Empresas que não oferecem o modelo remoto ou, no mínimo, híbrido, acabam limitando muito as possibilidades de contratação.
“Muitos profissionais de TI são de uma geração mais jovem que por terem poder de escolha, avaliam bem a cultura da empresa, o ambiente e os projetos nos quais vão trabalhar. As empresas, por sua vez, estão investindo em muitas iniciativas para criar escolas de programação para suprir a falta de profissionais ao mesmo tempo em que promovem diversidade e inclusão social em tecnologia”, relata Luana Castro, gerente executiva de Michael Page.
Ainda de acordo com o estudo, os profissionais de TI no Brasil estão entre aqueles que tiveram os maiores aumentos de salário em 2022, segundo novo levantamento realizado pela Michael Page. O estudo também comparou salários de profissionais em outros 14 segmentos, entre eles Saúde, Seguros, Marketing, Logística e Varejo. Dos 903 cargos analisados, os que se destacaram entre os maiores aumentos foram: coordenador de PO (Project Owner) em fintechs com 55,2%; analista sistemas júnior, com 43% de alta e desenvolvedor, com 39% (Tecnologia).