Falsas ofertas de emprego fazem o Brasil campeão de phishing
O desemprego em alta no Brasil tem deixado o país vulnerável a ataques de phishing disfarçados de ofertas de trabalho, sendo registrado um surto desse tipo de spams sofisticados no primeiro trimestre de 2019. Segundo levantamento da empresa de softwares de segurança Kaspersky Lab, o Brasil foi o país que teve a maior parcela dos usuários atacados por golpes de phishing nesse período – 22%, em comparação com 19% no primeiro trimestre de 2018. Depois dele, ficaram Áustria (17%) e Espanha (17%)
O levantamento aponta que foram identificados 111.832.308 tentativas de direcionar os usuários para sites fraudulentos, um aumento de 24% em comparação com o número do primeiro trimestre de 2018, que foi de 90.245.060 tentativas.
A análise mostra que os destinatários dos spams receberam uma oferta tentadora de emprego de uma grande empresa. A mensagem convidava a vítima a entrar em um sistema gratuito de busca de vagas e solicitava a instalação de um aplicativo para dar acesso ao banco de dados de empregos. Para fazer a instalação parecer confiável, os atacantes associaram a ele uma janela pop-up com as palavras “DDoS Protection” e uma mensagem falsa indicando que o usuário estava sendo redirecionado para o site de uma das maiores agências de recrutamento.