Carreira

IBM cria plataforma para capacitar talentos para mainframe

Pesquisa mostra que as companhias querem contratar talentos para lidar com os mainframes nos próximos dois anos.

A IBM lançou o Mainframe Skills Council para a formação de mão de obra especializada em mainframes. Fazem parte da iniciativa, agentes como Academic Mainframe Consortium, Albany State University, Broadcom, DNB Bank, HOGENT, M&T Bank, Northern Illinois University, Rocket Software, SHARE e 21CS.

À medida que as empresas se adaptam às mudanças económicas do mercado e aos novos avanços tecnológicos, as habilidades fazem parte do sucesso de qualquer organização. De acordo com o IBM Transformation Index: State of Cloud de 2022, 56% das empresas pesquisadas adotaram um modelo de nuvem híbrida.

Por sua vez, o “Relatório global de habilidades de mainframe 2024: conhecimentos de experts da indústria e da educação” do The Futurum Group, mostra uma demanda contínua por talentos especializados em mainframe. Em 2023, 32% dos empregadores entrevistados contrataram entre 11 e 20 colaboradores relacionados a mainframe e 35% recrutaram mais de 20. Além disso, 91% planeiam contratar talentos para novos cargos no período de 1 a 2 anos, investindo e aumentando as equipas de TI focadas em mainframe.

A pesquisa também destacou o crescimento da força de trabalho de mainframe à medida que a comunidade trabalha em conjunto para desenvolver habilidades. Por exemplo, 83% dos estudantes entrevistados estão aprendendo habilidades de mainframe através da sua universidade[2] e as empresas também estão aproveitando os recursos disponíveis para encontrar, formar e desenvolver talentos.


Botão Voltar ao topo