Carreira

Inteligência Artificial: mudança contínua no trabalho de marketing

Uma pesquisa da consultoria Gartner indica que 87% dos profissionais de marketing estão preocupados com a tecnologia, notadamente a inteligência artificial generativa, tomando empregos na indústria.

O levantamento, com 627 profissionais de marketing entre agosto e setembro de 2023, descobriu que 89% dos profissionais de marketing estão preocupados com demissões e 55% relatam ter expectativas de trabalho incompatíveis em suas funções atuais.

E mesmo com 47% dos profissionais de marketing já utilizando IA generativa, a maioria expressou preocupação com a possibilidade de a tecnologia substituir empregos na sua indústria. Pesquisa do Gartner com 822 executivos de empresas entre setembro e novembro de 2023 revelou que 26% dos líderes de marketing planejam reduções de pessoal como resultado da IA genrativa em 2024.

O cenário é agravado pela incerteza ambiental e pela carga indevida da tecnologia de marketing: 61% dos profissionais de marketing revelam que se depararam com uma mudança tecnológica e/ou de processo nos últimos 12 meses. Além disso, os profissionais de marketing também citam a instabilidade na liderança como um fator, com 20% tendo experimentado uma mudança recente na liderança sênior de marketing.

Outra pesquisa do Gartner com 405 líderes de tecnologia de marketing entre maio e junho de 2023 descobriu que 63% relatam que o marketing não possui as habilidades técnicas para integrar e operar com sucesso algumas das tecnologias em sua pilha.


O uso de ferramentas de IA, no entanto, parece ajudar no trabalho. Os profissionais de marketing que utilizam mais IA generativa têm 30% menos probabilidade de relatar alto esgotamento e 40% menos probabilidade de pretender deixar seus empregos no próximo ano.

Botão Voltar ao topo