JetBrains fornece licenças gratuitas para desenvolvimento a estudantes
A JetBrains, fornecedora global de ferramentas inteligentes para desenvolvedores e equipes de software, incentiva novos desenvolvedores de universidades e escolas de programação e professores, oferecendo licenças gratuitas aos seus produtos para estudantes. Segundo o levantamento da companhia, em 2021, mais de 1,5 milhão de licenças gratuitas foram disponibilizadas para esse público. Além disso, no mesmo período, mais de 1900 escolas e universidades receberam assinaturas educacionais para assistência em sala de aula.
No total, a JetBrains está presente em mais de 800 grupos de usuários em 87 países e regiões ao redor do mundo. São mais de 28 mil projetos open source suportados por licenças da companhia. Além disso, em 2019, foi lançada a plataforma de aprendizado JetBrains Academy, que adota uma abordagem com base em projetos e permite estudar teoria de programação e aplicar o conhecimento criando aplicativos reais e funcionais.
Estão disponíveis trilhas de aprendizados para Java, Python, Kotlin, SQL, Front-end Developers dentre outras. A JetBrains Academy está disponível em versão para organizações, para uso individual, trilhas de acesso gratuito e assinaturas para estudantes com 50% de desconto. Por enquanto, a plataforma está disponível apenas em inglês.
10 anos do Kotlin
Em 2011, a JetBrains apresentou ao mercado uma nova linguagem universal de programação multiplataforma, criada com outros desenvolvedores ao redor do mundo, batizada de Kotlin.Usada por mais de 5,3 milhões de desenvolvedores em todo o mundo, o Kotlin é utilizado por mais de 70% dos desenvolvedores JetBrains e foi oficialmente escolhido como a linguagem para o desenvolvimento em Android pela Google. O Kotlin é orientado para objetos e funcional, de forma concisa e estaticamente tipada. Ele compila e traduz a máquina virtual Java para a linguagem JavaScript compilada para código nativo.
“O foco da JetBrains é oferecer soluções que automatizam tarefas comuns e repetitivas para permitir que os desenvolvedores permaneçam concentrados no design do código e no panorama geral. Isso proporciona mais dinamismo ao trabalho. Fornecemos ferramentas para explorar e dominar bases de código com mais rapidez. Nossos produtos facilitam a atenção aos níveis de qualidade durante todas as etapas do desenvolvimento e reduzem o tempo gasto com tarefas de manutenção”, explica Luiz Di Bella, Diretor Regional de Marketing da JetBrains.
Com matriz na cidade de Praga, na República Tcheca, a JetBrains conta com laboratórios de P&D em Munique, Amsterdã e Boston. A companhia emprega mais de 1900 funcionários, e sua expansão é orgânica, sem financiamento externo. Seu catálogo de produtos inclui ferramentas premiadas como os IDEs IntelliJ IDEA, o PyCharm e o WebStorm, além da extensão ReSharper para desenvolvedores. NET.Atualmente os mais de 1.900 funcionários da JetBrains estão distribuídos por 220 territórios em todo o mundo. A companhia possui 12,8 milhões de usuários em todo o mundo.