LNCC adota open source em curso de computação de alto desempenho
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) realizara a Escola Supercomputador SDUMONT, no período de 26 de fevereiro a 2 de março de 2018. E também serão oferecidos, cursos para iniciantes em programação de alto desempenho, de 21 a 23 de fevereiro de 2018. As inscrições estarão vinculadas as regras e ao cronograma do Programa de Verão do LNCC e as informações podem ser acompanhadas pelo site do LNCC.
A Escola tem como objetivo a formação de recursos humanos na área de “”Computação de Alto Desempenho””, provendo minicursos para o desenvolvimento de algoritmos paralelos e para a otimização dos mesmos através das ferramentas de software disponibilizadas no Supercomputador SDUMONT, que são em grande parte software livres que podem ser utilizados em computadores de alto desempenho em geral.
O LNCC realizou, de 31 de julho a 4 de agosto, a Escola Supercomputador SDUMONT, composta por 14 minicursos, com aulas teóricas e praticas e seis seminários com a participação de 70 alunos de diversas instituíções do pais. A situação do Supercomputador Santos Dumont, o maior da América Latina, é complicada. Em setembro, o diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Augusto Gadelha, reportou que poderia ter de desligar o equipamento por falta de dinheiro até o final do ano. A máquina processa mais de 100 pesquisas envolvendo doenças como Zika, Alzheimer e Câncer.