Menti sim. E daí?
Uma pesquisa encomendada pela Uber e realizada pela consultoria YouGov com mais de 2 mil pessoas, mostra que mais de um terço das pessoas (36%) já inventaram uma desculpa para sair do trabalho antes de seu horário. O estudo foi feito no Reino Unido. As pessoas do País de Gales foram os maiores culpados no Reino Unido, com 43% dizendo que já contaram histórias mentirosas para sair do trabalho, seguido pela Inglaterra com 41% e Irlanda do Norte em 40%. A Escócia foi o grupo mais honesto, com apenas 33% das pessoas admitindo que já deram desculpas para se livrar do trabalho.
A pesquisa, então, elencou as mentiras mais comuns que as pessoas afirmaram usar.
Confira:
1.Fingir que está indisposto -68%
2. Inventar uma consulta médica ou odontológica – 57%
3. Fingir que um membro da família estava doente – 25%
4. Argumentar que o mau tempo (como a neve) poderia causar problemas de transporte e ter que sair mais cedo por precaução -23%
5. Ter que sair antes para pegar as crianças na escola – 13%
6. Estar preocupado com a possibilidade dos colegas de trabalho pegarem sua doença e pedir para sair mais cedo- 11%
7. Aquecedor quebrado -6%
8. Levar um animal de estimação ao veterinário- 6%.
9. Dizer que um membro da família ou colega de quarto está trancado para fora- 4%.
10. Ter que sair antes para votar- 2%
Quanto às razões pelas quais as pessoas decidem inventar uma desculpa, o motivo mais comum era apenas ir para casa e relaxar (53%), seguido de passar tempo com a família (30%). Cerca de um quarto dos entrevistados disseram que saíram mais cedo para participar de uma entrevista de emprego, 24% inventaram uma desculpa para aproveitar o clima agradável e 8% foram a um encontro.