Ninguém precisa ser amigo no ambiente de trabalho
No trabalho, a convivência obrigatória nos faz ter de lidar com profissionais com quem, às vezes, não nos damos bem. Acontece que muita gente não sabe resolver esse tipo de conflito, e o ambiente de trabalho fica bastante conturbado. Na última edição do Carreiras do Mercado, produzido pelo Info Money, o especialista em negociações estratégicas pela Escola de Negócios de Harvard, Breno Paquelet, comentou sobre o tema.
Segundo ele, é preciso entender que faz parte não nos darmos bem com todo mundo no trabalho. “Você tem que ter em mente que vai ter que ter uma relação profissional saudável com todas as pessoas que estão trabalhando com você”, diz. Manter uma boa relação no trabalho é fundamental para desenvolver suas tarefas. “Ter uma relação saudável é ter acesso a todas as pessoas”, explica.
Paquelet explica que ninguém pode achar que vai conseguir passar a vida profissional fugindo de desavenças: vai acontecer. “É fato que no ambiente de trabalho com pessoas que tiveram todo um background diferente, naturalmente as ideias serão diferente e conflitos vão aparecer”, diz.
Para lidar com a questão, o especialista dá dicas. O primeiro passo para tentar resolver um conflito é saber o momento certo de conversar com a outra pessoa. “Não pode ser uma coisa imediata a ponto das pessoas ainda estarem estressadas, mas também não pode demorar tanto a ponto da outra parte nem lembrar o que aconteceu”.
Em segundo lugar, é importante começar a conversar “desarmado”. “Quando for conversar para tentar resolver saiba que não é só o outro que é culpado por esse conflito – você com certeza fez algo (mesmo sem perceber) que causou alguma divergência”, afirma. Ele também orienta para nunca usar linguagem acusatória para tentar resolver. É importante assumir que você pode ter errado e ter humildade para resolver.
“Mas também evite uma harmonia artificial. Aquela em que todo mundo finge que está tudo bem, mas na prática, não está. Não é produtivo, porque na hora que as pessoas tiverem que resolver alguma coisa concreta, um desafio, os conflitos aparecem de novo”, alerta. Segundo ainda Paquelet, quem hoje não tem inteligência emocional para lidar com conflitos cada vez mais perde oportunidades ou não é valorizado.