No Rio Grande do Norte, alunos desistem do curso técnico de TIC e deixam vagas abertas
"De sete vagas gratuitas, apenas cinco são preenchidas e há alunos que desistem no meio do curso alegando complexidade", lamenta Raniery Pimenta, diretor Regional do SENAC/RN, que avança no ensino superior com cursos de especialização em Inteligência Artificial.

Os jovens estão fugindo do curso de TIC profissionalizante no Rio Grande do Norte, lamenta o diretor regional do SENAC/RN, Raniery Pimenta. “De cada turma com sete vagas gratuitas, apenas cinco são preenchidas e há desistência no meio do curso”, observa.
Segundo ele, a justificativa é de que o curso é ‘difícil’ e exige muito do aluno. “Muitos preferem ir para outros cursos mais fáceis ligados à Internet”, relata à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o Encontro Nacional de TIC do Sistema S, realizado em Contagem, Minas Gerais, organizado pela Network eventos.
Raniery Pimenta diz ainda que de cada cinco jovens com curso técnico, apenas um chega à universidade. E o SENAC/RN está investindo em uma iniciativa para treinar alunos e professores em universidades em inteligência artificial. O curso foi batizado de ‘A hora da IA”, e começou em setembro, com cerca de 400 estudantes da UNI-RN. Assista a íntegra da entrevista com Raniery Pimenta, do SENAC/RN.