Procura por desenvolvedores de APIs quadruplicou em 2018
Na área de tecnologia da informação, os empregos relacionados ao desenvolvimento web em API foram os que mais aumentaram, com um incremento de 352,4%, representando 4,6 mil posições geradas durante o ano. Esta foi a segunda categoria que mais cresceu de todas as vagas computadas na plataforma, atrás apenas dos produtores de texto.
O termômetro é da plataforma Freelancer.com, que anuncia ofertas de emprego online em 247 países. O mais recente relatório sobre as 50 categorias de emprego com maior variação no ano apontou a alta na procura por desenvolvedores de APIs a partir de 2 milhões de ofertas de trabalho.
Na sequência dos que mais cresceram no mercado de tecnologia da informação, os trabalhos com Blockchain apresentaram expansão de 300,8%, seguidos de Templates para comércio eletrônico (Shopify, 110,7%), que desempenham um papel cada vez mais importante no desenvolvimento desses sites.
Enquanto trabalhos envolvendo a criação de conteúdo web e o desenvolvimento de ambientes online cresceram substancialmente em 2018, empregos em outras áreas de desenvolvimento de software se retraíram ao longo de 2018. Ainda uma das áreas mais procuradas, o Desenvolvimento de Software teve 9.212 vagas no ano passado – mas isso significa uma queda de 70,7% sobre as 31 mil de 2017.
Não foi a única. Outras categorias populares, como App Designer também experimentou uma diminuição superior a 70% ao longo do ano passado, seguida pelos trabalhos de desenvolvedor de aplicativos, cuja redução foi de 66,1% no mesmo período.