Carreira

Python arrebata corações e mentes dos desenvolvedores

A linguagem de programação Python segue ganhando espaço como uma das mais populares do mundo. Ela registrou o maior avanço no Tiobe Index, que mede a popularidade de linguagens, subindo 3,62% em janeiro deste ano, em relação ao mesmo mês do último ano, segundo reportagem do jornal InfoWorld/EUA. No ranking, Python fica atrás somente das também populares e já amplamente utilizadas Java e C, que têm 16,9% e 13,3%, respectivamente.

Python é a primeira linguagem mais frequentemente ensinada nas universidades atualmente, conduzindo domínios estatísticos, inteligência artificial, testes de sistemas e domínios de script. E é líder em programação web e computação científica, afirma a empresa. Um dos seus grandes diferenciais é simplificar muitos tipos de trabalho, desde a automação do sistema até o trabalho em áreas de ponta como o Machine Learning.

O índice do Tiobe é baseado em uma fórmula que examina pesquisas de linguagens em mecanismos de pesquisa, como Google, Bing e Wikipedia. A fórmula avalia o número de engenheiros qualificados, cursos e fornecedores terceirizados pertinentes a cada uma das linguagens.

O índice Tiobe de janeiro de 2019 viu o surgimento de idiomas como o Matlab, subindo do 18º lugar um ano atrás para o 11º lugar este ano, e o Kotlin, subindo do 39º para o 31º lugar. Rust subiu do 46º para o 33º lugar enquanto o TypeScript pulou do 167º para o 49º lugar. O Matlab está se tornando popular na indústria automotiva, enquanto o TypeScript é visto como uma alternativa mais segura ao JavaScript.


Botão Voltar ao topo