Salários em alta na TI. Cientista de dados pode chegar a R$ 26 mil
A pandemia do coronavírus representou o maior impacto no mercado de trabalho no ano de 2020 e que trará consequências de longo prazo em todos setores da economia.É o que aponta o novo Guia Salarial da Robert Half. Em sua 13ª edição, o estudo apresenta como a aceleração da transformação digital valorizou o profissional de Tl impactando diretamente no aumento das contratações em diversas áreas da tecnologia.
De acordo com Débora Ribeiro, especialista em recrutamento da Robert Half, o cenário exige boas estratégias de atração e retenção, para evitar a perda de profissionais para a concorrência. “Para as empresas, fica o alerta de que os candidatos também avaliam a agilidade delas durante o processo seletivo. Muitas etapas de entrevistas e a demora para conclusão afastam os melhores talentos”, aponta. “Outro ponto de atenção é que profissionais que se destacam dificilmente participam de apenas um processo, ou seja, a empresa que for mais assertiva em todas as etapas do recrutamento sai na frente na escolha do candidato”, completa
Apesar das transformações e dos impactos da COVID-19 não serem uniformes em todas as indústrias, ainda há oportunidades e um número considerável delas impulsionado pela mudança para o trabalho remoto. Muitas empresas estão lutando para encontrar o talento necessário para apoiar novas prioridades de negócios desencadeadas pela pandemia.
“No meu entender, seja como profissional, gestor ou líder de uma organização, momentos de desaceleração servem também para reorganizar rotas, pois, na retomada, sempre saem em vantagem as pessoas e organizações que, na medida do possível, conseguem se reinventar no caos”, comenta Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half.
Em tecnologia, as posições em destaque são: Segurança da informação, Cientistas/engenheiros de dados, Desenvolvedores / engenheiros de software, Infraestrutura / Cloud e Business Intelligence. Já em projetos, os profissionais mais demandados são: Desenvolvedor(a) (Java, C#, .Net, Android), Analista de cibersegurança e Scrum master.
Aparecem como carreiras do futuro:Arquitetos de segurança, Detetives de dados,Engenheiros de inteligência artificial e Especialistas em transformação digital.
Do ponto de vista do profissional interessado na vaga, as habilidades comportamentais mais exigidas são: Visão de negócios, Comunicação, Relacionamento interpessoal, Agilidade e Inovação. Do ponto de vista técnico, as habilidades e conhecimentos exigidos são: Metodologia ágil, Cloud, DevOps, Dados, Cibersegurança.
Os salários em destaque para 2021, de acordo com a Robert Half, são, com variação, conforme o porte das empresas:
Coordenador de Segurança da informação: R$ 13.200 | 15.200 | 18.100 | 21.000
Cientistas/engenheiros de dados: 13.100 |17.000 |21.950 | 26.700
Desenvolvedor full Stack Senior: 9.250 | 12.000 | 15.500 | 18.900
Coordenador de Infraestrutura: 9.250 | 12.000 | 15.500 | 18.850
*Com informações da Assessoria da Robert Half