Serpro: Acordo prevê reajuste de 3,55% e mantém plano de saúde
Trabalhadores e direção do Serpro chegaram a um entendimento sobre o novo acordo coletivo, firmado a partir de 1º/7 no Tribunal Superior do Trabalho. O acerto prevê reajuste equivalente a 70% da inflação dos 12 meses terminados em maio, o que equivale a uma correção de 3,55%, retroativa a 1º/5.
Como indicado pela Fenadados, o acordo com a estatal teve algumas dificuldades, especialmente por envolver potenciais alterações em uma série de cláusulas do acordo coletivo. Houve pequenas alterações em temas como prorrogação da licença-maternidade, parcelamento de férias e terceirização.
Um dos pontos mais negociados, no entanto, foi o plano de saúde. Em sua maior parte, os termos da assistência à saúde foram remetidos a um regulamento interno, mas com previsão no acordo coletivo das condições de reembolso, por exemplo. Particularidades decididas na Justiça que afetam Ceará e Rio Grande do Sul também foram mantidas.
Uma mudança no acordo, porém, se deu sobre o pagamento de horas extras, cujos adicionais de 70%, para dias úteis, e 120%, para fins de semana, foram reduzidos para 50%. A mudança deve afetar o cálculo relativo aos bancos de hora também.
Os termos do acordo pode ser conferidos neste link.