ABB elege Open Source da Red Hat para coleta e análise de dados de fábricas
A ABB, fornecedora de tecnologia para indústria, concessionárias, transporte e infraestrutura, fechou um acordo global com a Red Hat para a criação de um software que atua na intersecção da Tecnologia da Informação (TI) e Tecnologia Operacional (OP) para implementação rápida e uso dinâmico dentro do contexto industrial. No mundo fabril a coleta, o gerenciamento e a análise de dados de fábricas são essenciais para tornar as operações mais eficientes enquanto solucionam as necessidades de segurança e produtividade.
A parceria possibilita a visualização e a containerização — conhecido também como compartimentação — de software de automação com o Red Hat OpenShift para fornecer mais flexibilidade na implantação de hardware, acordo com as necessidades da empresa e sua demanda por aperfeiçoar processor. O acerto envolve ainda uma orquestração de sistemas eficiente, possibilitando a tomada de decisões na edge em tempo real, baseada em dados e mais processamento na nuvem.
A ABB vai usar o Red Hat OpenShift, plataforma de Kubernetes empresariais, que tem o Red Hat Enterprise Linux como base. Objetivo é adotar uma única plataforma consistente para aplicações, desde pequenos sistemas de nós únicos até clusters de hiperconvergência que usam scale-out na edge industrial, o que simplifica os esforços de desenvolvimento e gestão para os clientes da ABB.
Segundo Bernhard Eschermann, chief technology officer da ABB Process Automation, essa integração de várias soluções em um único ambiente permitirá à corporação transpor as novidades do setor de TI ao dia a dia da indústria, “a aliança com a Red Hat vai permitir que a ABB continue a ajudar os clientes a melhorar suas operações à medida que navegam em um cenário digital que está evoluindo rapidamente. Assim, possibilitando o acesso às ferramentas que precisam para integrar TI e OT nas fábricas, enquanto reduz riscos e otimiza a performance”, explica o executivo.
A ABB terá ainda acesso a funcionalidades como provisionamento zero-touch (configuração remota de redes) que pode aumentar a gerenciabilidade e consistência em ambientes industriais. Para Matt Hicks, vice-presidente executivo de produtos e tecnologias da Red Hat, a parceira espera expandir ainda mais as inovações da tecnologia open source aos domínios da indústria. “À medida que trabalhamos para romper barreiras entre a TI e o chão de fábrica, nós buscamos gerar a inovação sem limites e marcar uma mudança de paradigma na tecnologia operacional baseada no open source.”, completa o executivo.