Cloud

Amazon diz que falha na nuvem foi provocada pelo homem

A Amazon encontrou um culpado para o serviço de nuvem ter ficado fora do ar por mais de três horas e meia na terça-feira, 28/02, e que deixou diversas empresas offline nos Estados Unidos e no mundo: o homem.

Em comunicado postado pela empresa nesta quinta-feira, 02/03, a Amazon sustenta que “um erro humano causou a interrupção em seus serviços em nuvem, que resultou em falhas generalizadas para seus clientes, como sites de notícias e serviços governamentais”. Ainda conforme a empresa, Um comando incorreto levou à remoção de um conjunto maior de servidores do que o previsto, informou a empresa em um post na quinta-feira. (amzn.to/2melOup).

O problema foi detectado no “Service Health Dashboard”, às 14h35 (horário da costa leste dos EUA), que seus engenheiros estavam trabalhando no “problema que afeta websites e aplicativos, que usam os servidores da AWS, incluindo Pinterest, Airbnb, Netflix, Spotify, Reddit e Adobe. A agência de notícias Associated Press relatou que suas fotos, webfeeds e outros serviços online também foram afetados.

Quase duas horas depois, às 16h12, o painel de controle da AWS informava que “nós continuamos a experimentar taxas de erro elevadas com o S3 da costa leste, que está impactando vários serviços”. E observou: “Estamos trabalhando para descobrir a causa raiz e reparar o sistema S3 para recuperar as operações normais”.

A falha afetou principalmente o sistema S3 (Simple Storage Service) da AWS, que fica na Virgínia do Norte, na costa leste. De acordo com a plataforma de monitoramento de internet Catchpoint, o sistema S3 teve uma interrupção de 3h39 minutos. “O S3 é como ar para a nuvem”, disse o analista da Forrester, Dave Bartoletti. “Quando ele cai muitos sites não conseguem respirar. Mas as interrupções, erros e falhas são um fato da vida na nuvem.”


Bartoletti disse, porém, que não há nenhum motivo para pânico. “Isto não é uma tendência. O S3 tem sido muito confiável e seguro, e tem sido uma espécie de joia da coroa da nuvem da Amazon”. A Amazon admite isso e sustenta que “fará mudanças para melhorar o tempo de recuperação de seus principais subsistemas S3”.

*Com agências de notícias internacionais

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