Amazon prepara rede privada de LTE na nuvem na faixa de 3,5 GHz
A Amazon anunciou que prepara, em parceria, uma oferta de rede privada LTE em 3,5 GHz baseada em nuvem, em um movimento que indica a busca de posicionamento no nascente mercado com essa frequência e voltado a aplicações de internet das coisas.
Desenvolvido em colaboração com Athonet, Federated Wireless e Ruckus Networks, o serviço se vale da faixa compartilhada de 3,5 GHz nos Estados Unidos e é destinado a aplicações industriais de IoT em vigilância em tempo real, medidores inteligentes e monitoramento de segurança.
A solução usa o controle de espectro da Federated Wireless, pontos de acesso indoor da Ruckus e core de rede móvel da Athonet, além da plataforma de nuvem para internet das coisas da própria Amazon.
“Essa parceria representa um saldo em redes privadas móveis ao combinar a plataforma líder de nuvem com novas soluções de conectividade sem fio para permitir que todos os desenvolvedores criem o próximo serviço transformador”, disse a Federated Wireless em blog.
O interesse na faixa de 3,5 GHz nos Estados Unidos cresce na antecipação das esperadas ofertas comerciais nessa fatia do espectro, a começar pelas grandes empresas do mercado americano como AT&T, Verizon, Comcast, Charter e Altice, todas já em fase de testes.