Analytics e IA: Open Source massifica o autosserviço
Analytics e inteligência artificial (IA) estão cada vez mais entrelaçados, buscando simplificar o consumo de um volume crescente de informações e gerando mais insights para os negócios, explicou Luciano Ramos, gerente de pesquisa e consultoria de software e serviços da IDC Brasil, durante apresentação das previsões da IDC para 2020. Houve, segundo ele, uma mudança importante no mindset das empresas, que passaram a ter projetos menores e mais direcionados de analytics e IA. “A ideia é resolver uma dor e, então, avançar para a próxima”, disse.
Para tanto, as empresas estão buscando plataformas que sejam expansíveis. Outra tendência é a maior adoção de ferramentas open source ganhando em um modelo no qual as empresas privilegiam o autosserviço e a autonomia para a criação. O baixo custo de implementação de open source leva empresas à experimentação e à criação de um primeiro nível de conhecimento sobre o tema. Mas, ainda assim, 64% das empresas pretendem contratar consultorias especializadas (de TI ou de negócios) para auxiliá-las.
No que tange a modelos de negócio, a IDC aponta que inteligência artificial continua sendo um tema central para UX, em especial, na automação do atendimento. “IA ainda é tema incipiente com maior parte é aplicações em analytics. Sempre são capacidades analíticas que trazem inteligência”, disse Ramos.
A IDC estima que as soluções de software voltadas para analytics e IA crescem 11,5% e, juntas, devem somar US$ 548 milhões em 2020. O interesse em consultoria de negócios promoverá um crescimento de 6,2% neste ano para este tipo de serviço, trazendo oportunidades não apenas para grandes players, mas também para boutiques e provedores de nicho.