Augmented Analytics: a próxima onda na análise dos dados
Augmented Analytics- tecnologia que usa técnicas de aprendizado de máquina (ML) e Inteligência Artificial para transformar como o conteúdo da análise é desenvolvido, consumido e compartilhado – vai mudar o mercado de análise de dados nos próximos cinco anos, de acordo com o Gartner. A consultoria prevê que essa tecnologia, em conjunto com inteligência artificial explicável e inteligência contínua vão ser decisivas nos negócios de dados no mundo.
“A história de dados e análises continua evoluindo, desde o suporte à tomada de decisão interna até a inteligência contínua, produtos de informação e nomeação de diretores de dados”, diz Rita Sallam, Vice-Presidente e Analista Diferenciada do Gartner. “É fundamental obter uma compreensão mais profunda das tendências tecnológicas que alimentam essa história em evolução e priorizá-las com base no valor comercial.”
A analista afirma que os líderes de Data & Analytics deveriam examinar o impacto potencial dessas tendências nos negócios e ajustar adequadamente seus modelos de negócios e operações. Sem isso, essas companhias poderão perder vantagem competitiva para quem já aplica essas inovações. De acordo com Donald Feinberg, Vice-Presidente e Analista Diferenciado do Gartner, o grande desafio da ruptura digital – o excesso de dados – é criar uma oportunidade sem precedentes.
“O tamanho, a complexidade, a natureza distribuída dos dados, a velocidade de ação e a inteligência contínua exigida pelos negócios digitais significam que as arquiteturas e ferramentas rígidas e centralizadas desmoronam”, afirma Feinberg. “A sobrevivência contínua de qualquer negócio dependerá de uma arquitetura ágil e centrada em dados que responda à taxa constante de mudança”.
De acordo com o Gartner, até 2020, as ferramentas de Augmented Analytics serão dominantes no direcionamento para novas aquisições de soluções para análise e Business Intelligence (BI), assim como as plataformas de ciência de dados e aprendizado de máquina de análise incorporada. Os líderes de Data & Analytics devem planejar adotar Augmented Analytics à medida que os recursos da plataforma amadurecem.