AWS Brasil: nuvem traduz a transformação do negócio
Em tempos de transformação digital acelerada, o uso dos recursos de computação em nuvem é cada vez mais associado a ganhos de agilidade, custos e segurança. “A nuvem tem sido um diferencial para o core do negócio dos clientes. Não é se vou 100% ou 40% para a nuvem; é que tipo de serviço atrelo. A agilidade de desenvolvimento, a redução de custos e a globalização transformam o negócio. A grande palavra da migração para a nuvem é transformação do core do negócio”, resume o diretor geral da AWS no Brasil, Cleber Morais.
Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o AWS Summit 2022, realizado em São Paulo nesta quarta-feira, 03/08, ele destaca o papel da nuvem como diferencial competitivo. “A gente olha para a frente para uma série de novidades em tecnologias que disponibilizam diferencial competitivo para essas empresas, para elas se transformarem e serem mais ágeis. O diferencial competitivo como empresa é a agilidade. Hoje, a migração para a tecnologia, para a nuvem, é a agilidade com a qual você transforma seu negócio.”
A nuvem, lembra o diretor geral da AWS, é flexível para atender a diferentes necessidades. “Tem empresas com desafio de custos, então entra para ter todo o diferencial da nuvem para a redução de custos. E tem aquelas que precisam inovar ou se internacionalizar. E gosto de usar exemplos dos nossos unicórnios que se globalizaram. Vemos que a estratégia não é ir para a nuvem, é usar a nuvem como diferencial competitivo para ter recursos mais ágeis, para entender melhor o cliente e levar uma oferta melhor para ele.”
Agilidade que muda de patamar com a chegada do 5G. “O 5G traz uma quantidade de dados maior, um novo momento para novos tipos de negócios, de carros autônomos, cirurgia remota, análise de dados de forma remota. A evolução da tecnologia faz com que a velocidade maior de dados abra um novo mundo. É uma sequência de coisas. A partir do momento que disponibiliza mais infraestrutura, apesar de ter muito dado precisa fazer análise, ter um processo de tomada de decisão. Por isso esse core de tecnologia se complementa de forma intensa.” Morais também fala sobre os acordos firmados com as operadoras para redes privadas com 5G. Assistam à entrevista com o diretor geral da AWS Brasil.