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AWS, Microsoft e Google crescem 20% com inteligência artificial

Os gastos globais em serviços de infraestrutura em nuvem atingiram US$ 73,5 bilhões (R$ 356 bilhões) no terceiro trimestre de 2023, um aumento de 16% em relação ao ano anterior. O crescimento do terceiro trimestre permaneceu consistente com o trimestre anterior, mostrando que estamos entrando em uma fase estável.

O impacto dos cortes nos gastos empresariais com TI no mercado de serviços em nuvem está diminuindo lentamente. No terceiro trimestre de 2023, os três principais fornecedores de cloud – AWS, Microsoft Azure e Google Cloud – cresceram conjuntamente 20%, ultrapassando ligeiramente o mercado global e representando 65% dos gastos totais. A AWS refletiu seu desempenho no trimestre anterior, enquanto a Microsoft observou um aumento em sua taxa de crescimento. O Google Cloud, no entanto, registrou uma queda em sua taxa no terceiro trimestre de 2023.

Apesar das empresas continuarem a otimizar os gastos globais com TI, o mercado da cloud começa a mostrar sinais de resiliência, ajudado em parte por um interesse crescente na IA. Embora o mercado mais amplo continue a enfrentar as repercussões do comportamento de redução de custos, o desempenho dos principais fornecedores de nuvem sugere uma mudança na dinâmica do mercado. A crescente procura por soluções de IA está compensando gradualmente o impacto da redução dos gastos com TI, à medida que as empresas começam a investir na computação em nuvem para apoiar estratégias de IA.

Os esforços da Microsoft para comercializar os seus produtos de IA estão a ganhar impulso, com a recente introdução do Copilot a gerar um interesse significativo de clientes e parceiros. Olhando para o próximo ano e além, as discussões em torno da GenAI ocuparão o centro das atenções e se tornarão um fator-chave de crescimento para o canal. Após os recentes lançamentos do programa de parceiros com foco em IA da AWS e da Microsoft, o Google Cloud introduziu a Generative AI Partner Initiative no terceiro trimestre, à medida que busca trabalhar com parceiros para impulsionar a adoção empresarial de suas soluções de IA, incluindo Duet AI.

“A IA generativa abre uma série de oportunidades para os parceiros de canal se aventurarem em novas áreas de crescimento de negócios”, disse Alex Smith, vice-presidente da Canalys. “Os grandes players da nuvem e seus parceiros podem aproveitar esta oportunidade de crescimento exponencial, identificando clientes com apetite por soluções de IA, ao mesmo tempo em que fortalecem suas capacidades de IA e oferecem portfólios abrangentes de produtos e serviços relacionados à IA para atender a essas necessidades em evolução.”


“Além de capitalizar novas oportunidades de negócios decorrentes da GenAI, os parceiros de canal podem incorporar a GenAI internamente para aumentar a produtividade”, disse Yi Zhang, analista da Canalys. “Para ter sucesso neste cenário em rápida evolução, os parceiros de canal devem permanecer à frente do jogo, estabelecendo estratégias robustas de IA e investindo em parcerias estratégicas de IA.”

A Amazon Web Services (AWS) continuou a dominar o mercado de serviços de infraestrutura em nuvem no terceiro trimestre de 2023, com uma participação de mercado estável de 31%. O crescimento homólogo de 12% ficou em linha com o trimestre anterior, mas ainda abaixo da taxa de crescimento global do mercado. Os esforços da empresa para cortar custos e aumentar a eficiência resultaram em melhorias substanciais nos lucros no terceiro trimestre de 2023. A AWS revelou planos para abrir novos centros de dados na Coreia do Sul e na Malásia, respondendo à crescente procura por computação em nuvem nestas regiões. Ela também aprimorou seu mercado de nuvem, à medida que um número crescente de ISVs está vendo as transações serem aceleradas por meio do AWS Marketplace. A AWS se comprometeu a melhorar o AWS Marketplace e o Partner Central nos próximos meses, com o objetivo de capacitar os parceiros a usar o AWS Marketplace para acelerar as vendas.

O Microsoft Azure ficou em segundo lugar no mercado de serviços de infraestrutura em nuvem no terceiro trimestre, com uma participação de mercado de 25%. Após sete trimestres consecutivos de desaceleração do crescimento anual, registou-se um aumento na sua taxa de crescimento, que aumentou 29% em comparação com o terceiro trimestre do ano passado. O impacto do aumento da IA ​​é palpável – marcado pelo aumento da procura pela nuvem após o lançamento do Microsoft Copilot para Windows em setembro. Espera-se que o desempenho dos negócios permaneça estável, dado o aumento de 18% em sua carteira de pedidos de nuvem, que atingiu US$ 212 bilhões no terceiro trimestre de 2023. Desde agosto, os parceiros têm acesso ao novo Microsoft AI Cloud Partner Program, projetado para apoiar os parceiros no aproveitamento as vantagens de incorporar recursos de IA em suas organizações e capitalizar as oportunidades de negócios apresentadas pelos produtos relacionados à IA da Microsoft e pelo Microsoft Azure.

O Google Cloud atingiu uma participação de mercado de 10% no terceiro trimestre de 2023, após crescer 24% ano a ano, garantindo o terceiro lugar no mercado de serviços de infraestrutura em nuvem. O crescimento ficou abaixo das expectativas e esta foi a primeira vez que a taxa de crescimento do Google Cloud caiu abaixo da do Microsoft Azure nos últimos três anos. A queda deveu-se principalmente ao impacto retardado das medidas de redução de custos de TI das empresas. Enfatizando sua visão de parceria em primeiro lugar, o Google Cloud destaca o ecossistema de parceiros do Google Cloud, especialmente no contexto da IA. Também se comprometeu com uma abordagem aberta ao desenvolvimento da GenAI, facilitando a integração de modelos de IA desenvolvidos por parceiros na Google Cloud Platform.

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