Big data e dados pessoais sob a perspectiva dos órgãos antitruste
O big data entrou na pauta da análise concorrencial. Em debate no 31º Seminário Internacional ABDTIC, Vinícius Marques de Carvalho, professor da USP, advogado e ex-presidente do CADE, levantou a questão de como as agências antitruste estão avaliando o tema. “A discussão cabe na medida em que big data é um ativo concorrencial”, destacou. Mas como dados pessoais e big data devem ser analisados a partir da perspectiva antitruste?
Para Carvalho, até agora a defesa da concorrência estava muito acostumada a lidar a partir do lado do mercado que se cobra, ou seja, a concentração de mercado em relação a captação de anunciantes, por exemplo. Mas, quando se tem acesso a um serviço, de graça, o produto é a pessoa e as autoridades de defesa da concorrência estão atentas e perceberam que precisam também fazer a análise do lado no qual o preço é zero. E o ativo que tem de ser analisado é o big data . Assistam a apresentação de Vinicius Carvalho.