CADE aprova compra da nuvem privada da Verizon pela IBM
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições a aquisição de ativos da Verizon na área de infraestrutura em nuvem pela IBM, segundo despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 23/05
Conforme parecer no site do Cade, a “operação acarreta uma limitada sobreposição horizontal entre as partes, notadamente no Brasil, não ensejando preocupações de cunho concorrencial”. O órgão destaca, ainda, o baixo faturamento do negócio no Brasil.
O documento informa também que a transação deve ajudar a IBM a complementar suas soluções em nuvem e internet das coisas. No caso da Verizon, o desinvestimento a permitirá focar em outras linhas de negócios. Ainda de acordo com o despacho, a operação também será julgada pelas autoridades concorrenciais da Áustria e dos Estados Unidos.
A Verizon está dando adeus aos investimentos na nuvem. Ela vendeu as operações de nuvem pública em 2016,e agora, repassa para a IBM as operações de nuvem privada, negócio que entrou em 2011, quando comprou a Terramrk por US$ 1,4 bilhão. O valor da operação IBM/Verizon não foi revelado pelas partes.
A maior operadora de telefonia móvel dos Estados Unidos dá adeus aos negócios de computação em nuvem. No ano passado, admitiu que perdeu o negóco na nuvem pública para Amazon, Google e Microsoft e, agora, deixa a nuvem privada para se concentrar na oferta de serviços de telecomunicações. Os data centers da Verizon também foram comprados pela Equinix, inclusive no Brasil.