Cloud

Caixa consolida datalake, abraça multicloud e prepara nova migração de serviços

Especial Tech Bank Forum 2023

Entre os mais novos entre os bancos a abraçar a nuvem, a Caixa Econômica Federal aprovou a eficiência e prepara uma nova leva de migração de serviços e sistemas. “Nos preparamos para o futuro, já começamos uma jornada para a nuvem que precisa ser escalada, fazemos uso de inteligência artificial em vários processos, mas ainda não ao ponto da hiper personalização de produtos como a gente acredita que será o futuro”, destacou o superintendente de arquitetura tecnológica da Caixa, Darlan Costa, ao participar do Tech Bank Forum 2023. 

“Estamos no momento de tomar decisões sobre o que a gente leva mais para a nuvem, agora sabemos aquilo que a nuvem pode nos ajudar e é eficiente. A eficiência sempre vai permear algumas decisões. E algumas decisões são mais demoradas porque precisamos ter muito mais certeza e muito menos aposta. Está no momento de decidir essa escalada. Alguns bancos já estão levando 60%, 70% de sua capacidade. Nós ainda não temos um percentual fechado, mas vamos buscar o desenho ótimo, mais eficiente. Sempre no modelo multicloud”, disse Costa. 

Como ressaltou ao discutir os negócios digitais e o futuro dos bancos, “essa construção, no caso da Caixa, envolve não só produtos bancários, mas todo um aspecto de cidadania. E temos uma plataforma de atendimento ao cidadão que também acompanha o ritmo de educação digital desse cidadão”. 

“Na Caixa temos um papel de banco social, temos políticas públicas, como principal agente do governo para fazer essas políticas chegarem. Consequentemente, a imensidão de dados que nós temos e muito maior que simplesmente dados financeiros, dados bancários. Temos projetos internos, hoje temos um datalake consolidado, casos de negócio derivados de processos de analytics em cima desses dados, gerando inteligência e fazendo também toda uma proteção. Usamos inteligência artificial para combater fraudes, para fazer identificação do cliente, para fazer um processo de relacionamento customizado. A Caixa já utiliza bastante tecnologia baseada em analytics e inteligência artificial para entregar comodidade, sempre na busca da personalização do relacionamento com o cliente”, emendou o superintendente da Caixa. Assistam a entrevista com Darlan Cossta, superintendente de Arquitetura tecnológica da Caixa.


Botão Voltar ao topo