CEOS elegem computação em nuvem para liderar negócios nos próximos três anos
Os CEOs brasileiros que participaram do estudo global do IBM Institute for Business Value, ‘CEO decision making in the age of AI, Act with intention’ dão relevância especial à computação em nuvem – 60% – como pilar fundamental para a conquista de resultados nos próximos três anos. A nuvem, aliás, é impulsionadora do boom da Inteligência Artificial, incluindo a IA generativa (56%).
“Líderes corporativos de todo o mundo estão aproveitando a onda da IA generativa, e a América Latina não é exceção. É por isso que a modernização da tecnologia continua sendo uma prioridade para os CEOs da região, pois metade deles está apostando na IA como um facilitador essencial para entregar resultados”, diz Marco Kalil, líder de IBM Consulting no Brasil.
Segundo ele, embora enfrentem obstáculos significativos na implementação da IA, os CEOs confiam cada vez mais em seus líderes de tecnologia como tomadores de decisões estratégicas. O estudo mostra também que, mesmo com as dificuldades de lidar com os dados gerados nas companhias, 76% dos CEOs que atuam no País confiam nos dados operacionais internos como principal fonte para a tomada de decisões estratégicas.
“Hoje, pensando em uma jornada de IA generativa para negócios, vale dizer que já é possível se conectar aos dados em minutos, obter insights confiáveis de forma rápida e ainda reduzir custos de armazenamento. Portanto, estamos presenciando esta capacidade de gerir e extrair insights significativos dos dados se tornar muito mais eficiente”, completa Marco Kalil, líder de IBM Consulting no Brasil.