CGU passa a armazenar dados no Brasil com novo datacenter da Microsoft
A Microsoft informou nesta quarta, 18/11, que com a instalação de um novo datacenter no Brasil, no Rio de Janeiro, clientes como a Controladoria Geral da União (CGU) passarão a ter seus principais dados de clientes armazenados localmente nas próximas semanas.
“Com a disponibilização do Microsoft 365 nesta nova região, a parceria com a Microsoft nos permitirá armazenar dados no Brasil. Essa iniciativa chega em um momento em que a transformação digital se torna ainda mais imprescindível possibilitando agilidade e respostas seguras”, afirma o diretor de Tecnologia da Informação da CGU, Henrique Rocha.
Segundo a MS, a partir de hoje a empresa disponibilizará serviços do Microsoft 365 com dados de clientes armazenados em repouso no Brasil para os principais serviços online, incluindo conteúdo do cliente no Exchange Online, SharePoint Online e OneDrive for Business. Os bate-papos do Microsoft Teams, mídia, imagens e dados de gravação de reuniões também serão armazenados no país.
“A disponibilidade do Microsoft 365 na nova geografia no Brasil dá suporte às empresas para implementar inovação em seus respectivos setores e mover seus negócios para a nuvem, ajudando a atender às necessidades regulatórias, de segurança e de conformidade”, diz a Microsoft.
O Microsoft 365 Multi-Geo também estará disponível na nova geografia do Brasil até o primeiro trimestre de 2021. Este serviço permite que os clientes configurem as geografias onde seus dados de usuário do Microsoft 365 são armazenados em repouso, por usuário, tudo em um único local. A Microsoft continuará a estender os recursos de suas ofertas globais, oferecendo Dynamics 365 e Power Platform do Brasil no primeiro semestre de 2021.