O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Cloud

ChatGPT entra na rotina do trabalho no país, mas ainda há medo das respostas erradas

A grande maioria dos funcionários no mundo corporativo já adotou o ChatGPT como parte da rotina de trabalho, revela estudo da GetApp. De acordo com o levantamento, a IA generawtiva foi usada por 80% dos entrevistados como ferramenta para executar atividades do trabalho.

Dos usuários de ChatGPT, sete de cada 10 (78%) empregam a ferramenta pelo menos uma vez por dia, mas 48% afirmam usar o sistema de 3 a 10 vezes por dia (48%) e ainda há 19% que usam mais de 10 vezes por dia.

O levantamento foi realizado em junho deste ano e contou com a participação de 479 trabalhadores brasileiros de diferentes setores, de todas as regiões do País. Entretanto, vale destacar que o estudo se concentra nas respostas dos 384 participantes que indicaram ser usuários do ChatGPT.

“A ampla frequência de uso do ChatGPT pode estar atrelada à percepção que o sistema provoca melhoria nos processos de trabalho. Vale destacar que quase dois terços citaram este fator como um dos principais benefícios de usar a ferramenta”, aponta Marcela Gava, analista responsável pelo estudo.

De acordo com Gava, quase metade dos participantes veem a economia de tempo como outro benefício do ChatGPT. “O uso desse tipo de sistema pode levar os funcionários a deixar de lado tarefas repetitivas e se concentrar em outras que tomam mais tempo”, explica.


Ainda que o uso do ChatGPT já esteja bastante disseminado, ele não acontece sem deixar rastro de insegurança: 93% dos respondentes disseram ter algum tipo de preocupação em torno do sistema. O possível uso indevido para fins maliciosos (36%), a violação das informações pessoais dos usuários (34%) e o excesso de confiança na ferramenta para executar tarefas (31%) apareceram como as principais preocupações dos respondentes.

Botão Voltar ao topo