Cimatec inaugura na Bahia o novo supercomputador brasileiro
O Senai Cimatec, em Salvador (BA) inaugurou nesta quinta, 24/10, o mais novo supercomputador do Brasil, o AIRIS, com capacidade de processamento de 800 teraflops, a máquina mais potente do país voltada integralmente para pesquisa industrial.
Segundo a Repsol Sinopec, parceira do Senai nesse empreendimento, o novo supercomputador irá aprimorar o tratamento de big data, o uso de algoritmos complexos para machine learning, processamentos de alto desempenho e simulações de alta fidelidade.
O AIRIS é voltado prioritariamente para o setor de óleo e gás, mas também pode beneficiar outros segmentos que demandam alta capacidade de processamento, como os de energias renováveis, biotecnologia e mineração, além de possibilitar aplicações em inteligência artificial.
O investimento no supercomputador foi de R$ 27 milhões. Além de empresas de óleo e gás, o Centro de Supercomputação para Inovação Industrial do Senai Cimatec tem parcerias com companhias de outros setores e com diversas instituições de pesquisa.
“Só com um supercomputador como o AIRIS é possível executar modelagens computacionais complexas. Prioritariamente, está destinado ao setor de petróleo e gás, mas não está restrito a essa área. Diversos outros segmentos estratégicos podem se beneficiar do poder de processamento do supercomputador, como energias renováveis e biotecnologia. Também permite desenvolvimento de muitas aplicações na área de inteligência artificial”, explica o gerente da área de Computação do Senai Cimatec, Adhvan Furtado.