‘Cloudfobia’: gestores de Tecnologia têm medo de verem a nuvem ruir
Uma pesquisa recente encomendada à CITO Research pela Commvault, fornecedora de soluções de proteção e recuperação de dados, revela que 81% dos C-levels (CEOs, CIOs e CTOs) e líderes de TI estão extremamente ou muito preocupados em perder os avanços da nuvem. Este receio por parte dos executivos ganhou o nome de Cloud FOMO (Fear of Missing Out, na sigla em inglês).
O relatório aponta que cloud FOMO tem levado os executivos a acelerar as suas estratégias da nuvem. Para 93% dos entrevistados, pelo menos um de seus processos internos está em fase de transição para a nuvem. Além disso, 56% declararam que já moveram ou pretendem mover não apenas alguns, mas todos os processos para a nuvem.
A pesquisa revela ainda que 75% dos líderes empresariais consideram a proteção e o backup de dados como um dos projetos em nuvem mais impactantes para seus negócios. No entanto, apesar de tê-los como a aplicação mais impactante para a nuvem, 63% deles mostram-se muito preocupados sobre estar preparado para remover dados rapidamente da nuvem.
“Os resultados confirmam que a Cloud Fomo é real, principalmente, para os líderes de TI que lidam diretamente com valor dessa nova fronteira em suas organizações: desde o aumento dos resultados da tecnologia até o desenvolvimento estratégico para aumentar a agilidade comercial”, afirma Dan Woods, CTO da CITO Research. “A pesquisa ainda indica que a migração em direção à nuvem está em pleno vigor, mesmo que as empresas tenham dificuldade em entender quais são os recursos que ela oferece. A proteção e recuperação de dados é destacada como uma área fundamental, na qual a nuvem impacta significativamente os negócios”, complementa.
O estudo revela que 87% dos líderes empresariais planejam destinar mais dinheiro para a nuvem no próximo ano, ao passo que apenas 4% preveem reduzir investimentos. Os executivos afiramram ainda que a jornada para a nuvem é tão positiva, quanto importante. Apenas 1% descreveu sua jornada para a nuvem como frustrante, 13% a considera cara e 51% inovadora. Para 35% dos pesquisados, a jornada rumo à nuvem é algo emocionante. Para a pesquisa foram ouvidos 100 C-levels e líderes de TI nos Estados Unidos, de setores como tecnologia, finanças, manufatura, saúde, varejo e telecomunicações, com o objetivo de obter uma melhor compreensão sobre suas perspectivas gerais e estratégias de negócios relacionadas à nuvem.
A pesquisa destaca ainda os seguintes pontos:
As maiores barreiras que impedem mover mais aplicativos e dados para a nuvem:
*68% atribui ao volume de dados;
*65% investe no desenvolvimento de suas equipes e na aquisição de talentos para apoiar a migração;
*55% cita políticas relacionadas a dados locais e na nuvem como os principais obstáculos.
Investimento de migração para nuvem:
* 87% dos líderes empresariais planejam destinar mais dinheiro para a nuvem no próximo ano, ao passo que apenas 4% preveem reduzir investimentos.
Segurança e recuperação de dados:
*91% afirmam terem implementado proteção de dados para SaaS ou aplicativos baseados em nuvem.
Principais razões do cliente para migrar para a nuvem:
* 33% focam na agilidade do negócio;
* 22% na economia de custo;
* 20% visam a inovação e o desenvolvimento de novos aplicativos, produtos e serviços.