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Covid-19: Em três meses, governo brasileiro fez mais pelo digital do que em 2019

Com uma lista de diversas iniciativas recentes voltadas à transformação digital na América Latina, a Amazon Web Services, arrisca que o ritmo de uso da tecnologia acelerou com a pandemia de Covid-19. 

“Estamos percebendo uma rápida adoção de recursos de inteligência artificial, de machine learning. No Brasil particularmente temos exemplos em Saúde e Educação, além do próprio governo. Com aulas em casa, alunos e professores estão tendo que se adaptar. Também é preciso maior capacidade de fazer diagnósticos da Covid-19. Vemos os clientes, no setor público, na educação, nas organizações não lucrativas, acelerar mais nos últimos três meses que em todo o último ano”, aponta o diretor da AWS para setor público na América Latina, Canadá e Caribe, Jeff Kratz. 

Nesta terça, 30/6, a empresa fez online seu encontro anual sobre iniciativas junto ao setor público. E o Brasil, que concentra o principal datacenter da AWS na região, é destaque em vários campos. “Vemos o Brasil, a começar pelo governo, adotando cada vez mais tecnologias de nuvem”, insiste Kratz. 

A Covid-19 acelerou programas de saúde com hospitais e startups, mas também exigiu adaptação do sistema educacional – em São Paulo, a empresa é responsável pela plataforma que garante aulas online a 1 milhão de estudantes na rede pública. 

No governo, além de prestar a atual nuvem pública dos órgãos federais, a empresa firmou uma parceria com o Serpro, dentro da oferta de serviços digitais. “Essa parceria com o Serpro, que é a principal empresa de TI do governo brasileiro, envolve o Gov.br, que é responsável pela conexão dos cidadãos a serviços públicos por meio de um login único. Estamos trabalhando com eles neste momento para escalar essa solução usando os recursos da AWS”, explica o gerente de arquitetura de soluções, Glauber Gallego. 


Segundo o governo brasileiro, até o momento o login único já ultrapassou os 70 milhões de usuários cadastrados – 25 milhões nos últimos seis meses – para acesso facilitado a 1.484 serviços públicos federais, estaduais e municipais que já foram digitalizados e podem ser acessados por meio do Gov.br.

“Temos visto uma continua modernização por meio de licitações do governo, que estão realmente ajudando as organizações a adotar estratégias de ‘cloud first’, percebendo a relação de custo-benefício, fundamental em compras governamentais”, diz Jeff Kratz.

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