Covid-19 fez Reclame Aqui migrar para nuvem em 24h
A pandemia originada pela irrupção do vírus COVID-19 gerou diversas consequências e exigiu medidas imediatas por parte das empresas, como a adoção do regime home office. O Reclame Aqui, maior site de reclamações do Brasil, fez migração de todo o sistema financeiro para a nuvem, conseguindo assim que 100% de sua equipe trabalhe remotamente. Em tempo recorde, a companhia conseguiu o feito de totalizar a migração em apenas 24 horas, por meio da solução em nuvem SAP Business One (SAP B1) da Okser em parceria com a Sky.One.
De acordo com o CFO do Reclame Aqui, Luiz Chaves, apesar da empresa ter berço tecnológico, departamentos como o de finanças, por exemplo, contavam com estrutura física para viabilizar a aprovação de pagamentos. “Nós contávamos com uma estrutura SAP, mas ainda não havíamos evoluído para o cloud. Em 24 horas, realizamos a introdução do ambiente SAP B1 para nuvem junto com a Okser e a Sky.One, e assim, toda a equipe passou a atuar 100% home office”, afirma. Anteriormente, com o software de gestão empresarial ERP SAP B1, do Reclame Aqui, o acesso remoto não era permitido devido a questões como segurança e sensibilidade de dados. O processo envolveu mover a base de dados do software para os servidores na nuvem, que são gerenciados pela Sky.One.
Segundo o CEO da Sky.One, Ricardo Brandão, migrar para a nuvem está longe de ser um processo longo ou complicado, como muitas companhias pensam. “Hoje em dia, em poucas horas, é possível obter um ambiente dedicado ou compartilhado completo e disponível para carregar e utilizar o SAP Business One, em qualquer lugar e qualquer hora, por meio da nossa plataforma Auto.Sky. Em momentos de pandemia, migrar para o cloud nunca foi tão importante para manter a equipe segura e a economia girando”, esclarece.
Chaves afirma que foi surpreendido pela velocidade em que a migração ocorreu. “Por conta da pandemia, definimos que 95% dos colaboradores deveriam trabalhar home office. Mas tínhamos o desejo de que o restante da equipe, da área financeira, também adotasse o quanto antes o trabalho remoto. Ficamos surpresos com a rapidez de todo o processo. Era uma necessidade não só pela empresa, especialmente pela iminência do risco de contaminação, mas também de contribuir para a sociedade”, afirma.
Já o CEO da Okser, Marco Vonzodas, ressalta que as empresas de tecnologia precisam neste momento encontrar alternativas criativas de manter a economia girando. “São em momentos como este que muitos negócios se reinventam. É importante que as empresas sejam criativas e encontrem maneiras diferentes de prover o seu serviço ou manter o fluxo do produto chegando na mão dos clientes. O Reclame Aqui fez exatamente isto. Migrando para a nuvem, a companhia manteve sua economia girando e ainda garantiu a segurança de seus colaboradores, que agora trabalham 100% de suas casas”, esclarece.
Vonzodas diz que o mais interessante em todo o processo foi acompanhar a rapidez e a efetividade da migração em um único dia. “Migrar para a nuvem é algo que nós já fazemos. O diferencial foi constatar que é possível fazer um movimento desses num curto espaço de tempo. Neste momento, é importante fomentar a criação de projetos de curto prazo que visem a preservação do caixa”, aponta. Logo depois da migração, a Sky.One e Okser ministraram um treinamento para alinhar todas as expectativas relacionadas ao trabalho inseridas no contexto da nuvem.