Cloud

Creditas une cloud ao open source e leva big data para a Huawei Cloud

Fintech criada em 2012 opta pela multicloud por disponibilidade e resiliência das operações. Também trabalha para não ficar presa a sistema proprietário, revela o líder de dados, Thiago Gonçalves.

Fintech criada em 2012 e que já se tornou uma das maiores da América Latina em soluções financeiras de crédito, com 13 milhões de soluções de empréstimos, a Creditas está migrando a sua arquitetura de dados para a plataforma da Huawei Cloud, contou o líder de dados da Creditas, Thiago Gonçalves, ao participar do Huawei Cloud Summit Brasil 2023, realizado em São Paulo.

“Cloud computing associada ao Open Source é a nossa estratégia e estamos trabalhando nessa direção”, afirma Gonçalves, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital. A Multicloud foi a escolha para garantir disponibilidade, resiliência das operações e reduzir a dependência de soluções proprietárias na infraestrutura de dados e de TI.

“Para chegar até aqui e construir estratégia robusta, criamos um ecossistema unindo dados e informações dos clientes; e criando um ecossistema e uma sinergia fazendo com que sejamos mais competitivos. A estratégia é conseguir trazer mais dados dos clientes para melhorar a experiência e com isso melhorar a retenção, automatizar processos, ter escala. Com isso, reduzimos custo”, explicou Thiago Gonçalves.

Questionado sobre a IA generativa, o líder de dados da Creditas diz que ela chegou para ficar, mas ainda é uma experimentação e há um caminho a percorrer. A fintech desenvolveu internamente uma plataforma de machine learning, responsável por sustentar boa parte dos modelos de créditos existentes hoje. Assistam a entrevista com Thiago Gonçalves, líder de dados da Creditas.


Botão Voltar ao topo