Cloud

Dasa Empresas elege nuvem e redimensiona ambiente de TI

A Dasa Empresas, que atua como parceira estratégica no mercado de saúde corporativa, contemplando consultoria de benefícios, coordenação de saúde e soluções empresariais para transformar a saúde das pessoas, por meio da tecnologia, inteligência de dados e atuação médica, recorreu à unidade de Cloud Solutions da TIVIT, para migração e gerenciamento de soluções na nuvem.

Adquirida no fim de 2020, a empresa ainda era conhecida como Gesto Saúde e precisava de maior escalabilidade em sua infraestrutura, buscando aumentar a produtividade. Para isso, contratou o Cloud Managed Services (CMS), oferta de serviço da TIVIT para migração, onboarding e gerenciamento de soluções em nuvens públicas e híbridas.

O projeto foi desenhado e executado em parceria com a Google Cloud Platform por meio de metodologias ágeis, associado a um processo integrado DevOps, cultura que aproxima desenvolvedores e operadores para alinhar e otimizar as entregas de acordo com os objetivos do negócio.

O redimensionamento – ou resizing – dos ambientes, que incluiu dezenas de servidores e mais de 120TB de dados, foi realizado em cinco meses pelo time de gerenciamento técnico de suporte da TIVIT e possibilitou ao cliente ganho de produtividade de até 90% em processamento de dados na nuvem.

“O projeto foi essencial e estruturante para modernizar todos os nossos produtos e construir uma plataforma de dados robusta e escalável, disponibilizando as informações por meio de nossa plataforma de BI com centenas de indicadores para auxiliar na gestão de sua carteira de saúde. Em alguns casos, chegamos a alcançar 90% de ganho de performance no processamento de dados em comparação com a plataforma on-premises, além de maior visibilidade e distribuição dos custos em cloud”, relata Roberto Gaziola Junior, diretor de Tecnologia da Dasa Empresas.


Para Daniel Galante, head de Cloud Solutions e CyberSec da TIVIT, o projeto com uma grande empresa que atua no segmento da saúde reforça os benefícios da computação na nuvem para esse setor. “Conhecer as características do ambiente de um cliente desse porte é um grande desafio, mas fundamental para o processo de otimização da nuvem, que impacta diretamente na performance e, consequentemente, na redução de custos de uma operação que aprimora o atendimento e beneficia o usuário na outra ponta”, afirma. 

Botão Voltar ao topo