O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Cloud

Data centers tradicionais vão morrer em até sete anos

Até 2025, os data centers tradicionais vão morrer, ou seja, vão deixar de existir nas corporações, em especial, naquelas que ainda têm a estratégia de ter os seus dados ‘dentro de casa’, segundo previsão do Gartner. A consultoria projeta que, em sete anos, 80% das organizações migrarão seus dados de Data Centers locais para ambientes no formato de co-location, hospedagem ou Nuvem.

De acordo com estudo do Gartner, os líderes de infraestrutura e operações precisam se preparar – agora – para esse movimento, ajustando as cargas de trabalho com base nas necessidades dos negócios e não se limitando a decisões baseadas em localização física, uma vez que o período crítico para o ajuste da estratégia acontecerá entre 2021 a 2025.

“Desde a hospedagem até a Nuvem Pública, existem muitas alternativas para os Data Centers locais. Os líderes devem identificar se existem razões verdadeiramente estratégicas para persistir com necessidades locais, especialmente quando consideram que a quantidade significativa de investimento envolvida é muitas vezes amortizada ao longo de muitos anos”, assinala o Ross Winser, Diretor de Pesquisa Sênior do Gartner.

Ainda conforme o executivo do Gartner, mais do que nunca, o departamento de infraestrutura e operações precisa se envolver com o dia a dia das áreas estratégicas das empresas. “O foco dos líderes desse setor não é mais entregar apenas engenharia e processos para as operações, mas entregar produtos e serviços que suportem e permitam a estratégia de negócios das organizações”, conclui Winser.


Botão Voltar ao topo