Dataprev quer um parceiro para vender backup como serviço
De olho nas crescentes ameaças de ransomware, a Dataprev está à procura de um parceiro comercial para oferecer, via nuvem, ‘backup como serviço’, ou GovCloud BaaS, como aponta a primeira versão do Termo de Referência da estatal, aberta aos interessados nesta segunda, 11/7.
Vale lembrar que em recente análise sobre esse tema específico na administração federal, o Tribunal de Contas da União alertou que mais de 70% dos órgãos federais não têm backup e correm risco alto cibernético. Para o TCU, dados “mostram a dimensão dos riscos e o prejuízo que falhas de segurança e indisponibilidade de serviços podem acarretar”
Nesse caminho, o TR prevê expressamente que “a solução deverá implementar estratégia para mitigar riscos relacionados a ataques de ransomwares”. A solução “deverá permitir a criptografia automática de dados e objetos armazenados usando AES (Advanced Encryption Standard) de, no mínimo, 256 bits ou outro algoritmo com força de chave equivalente ou superior”.
Todos os serviços deverão ser executados em ambiente local (Datacenter) da Dataprev, sendo este obrigatoriamente em território nacional brasileiro, além de garantir que os dados da Dataprev provisionados na solução em nuvem privada ou comunitária, sejam portáveis para outros provedores e soluções, sem nenhuma possibilidade de aprisionamento tecnológico de qualquer natureza.
A ideia do projeto é que a Dataprev e a parceira deverão estabelecer metas de comercialização e realizar a prospecção ativa de clientes de forma a perseguir o resultado financeiro favorável na operação comercial da solução.
Dúvidas e manifestações de interesse deverão ser encaminhadas pelo e-mail [email protected]. Haverá recebimento de eventuais questionamentos e solicitações de esclarecimentos até 21/7. Também está prevista uma videoconferência para dirimir possíveis dúvidas, prevista para 5/8, com inscrições aceitas até 2/8. Um termo de referência revisado deve ser publicado até 18/8/.