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Defensoria Pública do Rio Grande do Sul contrata Serpro para nuvem e IA

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul é o mais recente órgão público a adotar o Serpro Multicloud, uma plataforma de cloud computing voltada para facilitar a gestão e a integração de diferentes serviços de nuvem, incluindo armazenamento de dados, processamento, aplicações de inteligência artificial (IA), entre outros. Iniciativa é pioneira porque incorpora o uso da Inteligência Artificial.

O objetivo da Defensoria é otimizar o acesso a medicamentos essenciais, especialmente para as pessoas em situação de vulnerabilidade. O projeto envolve a utilização de algoritmos sofisticados para a análise ágil de documentos processuais e a geração de petições precisas, garantindo que os direitos à saúde sejam deferidos pelo Poder Judiciário com eficiência e rapidez.

“A união da tecnologia do Serpro com a missão social da Defensoria Pública ilustra um exemplo de como a inovação pode ser aplicada para atender às necessidades da população de maneira eficaz e humanizada”, destacou o defensor público e coordenador do Centro de Atuação Especializada da Defensoria, Marcelo Piton.

O Serpro e a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul tem parceria desde 2017, com diversos serviços contratados como e-mail, APIs para compartilhamento de dados com governo e tecnologia blockchain. O gerente de Negócios do Serpro, Raphael Carvalho, quer replicar o sucesso desse projeto em outras regiões do Brasil.

“A implementação do Serpro MultiCloud para apoiar a aplicação de IA em petições de saúde é um exemplo que queremos levar a outros estados para responder a uma necessidade que é comum a todas as Defensorias do país”, completou.


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