Depois do Serpro, Dataprev também vai abandonar o Expresso
Co-responsável no governo federal pela implantação das contas de correio eletrônico “seguro”, a Dataprev também vai abandonar o Expresso. Segundo a estatal, com a descontinuidade do desenvolvimento do email pelo Serpro, vai partir para múltiplas ofertas.
“Começamos a prospectar várias soluções. Queremos nos posicionar no mercado como provedor de nuvem. A ideia é ter um cardápio diversificado e quem escolhe é o cliente. Tem mercado para Zimbra, Outlook Web Access, várias soluções”, diz o superintendente de operações da Dataprev, Helton Moreira.
No projeto de se tornar o grande provedor de ‘nuvem’ ao governo federal, a estatal deverá dedicar o datacenter de Brasília principalmente a esta finalidade. Enquanto isso, mantém-se em processo de certificação internacional dos três centros – no Rio de Janeiro e São Paulo, além do instalado na capital.
Está em passo avançado na certificação Tier III do Uptime Institute e em dois anos terá o carimbo de ‘TI verde”. “Só os datacenters do Itaú e da Telefônica são Tier III no nível máximo, de operação, no Brasil. E também seremos o primeiro órgão público com TI Verde”, afirma Moreira.