Cloud

Edge computing vai ‘matar’ a cloud computing com o 5G?

Há razão para se acreditar que o edge computing vai ‘matar’ a cloud computing com a chegada do 5G? Especialistas asseguram que essa disputa inexiste. Os data centers Edge oferecem muitas vantagens, como latência reduzida, largura de banda aumentada e privacidade, segurança e resiliência aprimoradas. Mas isso significa que a computação em nuvem será eliminada do mercado? De forma alguma, pontuou Myke Miller, reitor do Deloitte Cloud Institute da Deloitte Consulting. “A computação de ponta não é uma ameaça para os provedores de nuvem, é uma oportunidade e uma excelente oportunidade de novos negócios”, reiterou.

Posição endossada pela pesquisadora principal do Instituto de Engenharia de Software da Carnegie Mellon University, Grace Lewis. Ela não considera a computação de ponta como uma ameaça aos provedores de nuvem. A especialista reforça que edge computing é muito mais uma oportunidade para os serviços de nuvem, que vão orquestrar os dados repassados na ponta. Um exemplo são as corporações usuárias de dispositivos IoT. “Elas coletam grandes quantidades de dados na borda, mas precisam de processamento para obter tempos de repostas mais rápidos e isso cloud é quem vai dar”, afirmou.

Michael McCarthy, professor assistente de sistemas de informação na Faculdade Heinz de Sistemas de Informação e Políticas Públicas da Carnegie Mellon University, projeta uma maior relevância dos provedores de nuvem nos próximos anos. “ A nuvem terá a missão de orquestrar todos os dados e assegurar segurança para os aplicativos, até porque os computadores na cloud serão mais rápidos e mais capazes dos que estão no edge computing”, reforçou o especialista.

Fonte: Information Week


Botão Voltar ao topo