Cloud

Ericsson quer Vonage como um Android das APIs

A Ericsson quer transformar a norte-americana Vonage, comprada por US$ 6,1 bilhões, no Android das APIs para as operadoras de telecomunicações, atuando como um orquestrador e em sinergia com a GSMA Open Gateway, iniciativa lançada no Mobile World Congress 2023, em Barcelona, e que reúne mais de 21 operadoras e provedores de cloud como AWS, Microsoft e Google. O ecossistema nasceu com a adesão de 21 operadoras, que somadas reúnem 3,8 bilhões de assinantes.

“A união das APIs só funcionará se todas as operadoras aderirem, inclusive as teles que competem entre si. Nossa intenção é ser protagonista na plataforma aberta de APIs e a Vonage é estratégica. Ela funcionará como o Android funciona hoje como interface entre vários fabricantes de aparelhos e o mundo dos desenvolvedores. Nossa ambição é que a Vonage assuma o papel de ser essa plataforma global de APIs. Nós não vamos competir nunca com as teles. O negócio de VoIP da Vonage já passou”, frisou o presidente da Ericsson Cone Sul, Rodrigo Dienstmann, em coletiva de imprensa, nesta terça-feira, 07/03.

Segundo ele, a Vonage, hoje, possui 1 milhão de desenvolvedores cadastrados e possui mais de 100 mil clientes B2B. “As APIs são a chance de as teles monetizar as redes, o que não aconteceu com o 4G, onde as OTTs se monetizaram. Nós queremos a Vonage como um grande orquestrador de APIs e vamos trabalhar muito para isso”, afirmou o executivo.

Botão Voltar ao topo