Fórmula 1 contrata AWS como provedor de nuvem e para machine learning
A Fórmula 1 contratou a Amazon Web Services (AWS) para migrar a maior parte de sua infraestrutura de data centers físicos. A organizadora das corridas também vai utilizar como padrão os serviços de análise de dados e aprendizado de máquina da provedora para acelerar sua transformação na nuvem. O serviço já começa a rodar a partir deste domingo, 01 de julho, no Grande Prêmio da Áustria.
A Fórmula 1 trabalhará com a AWS para aprimorar suas estratégias de corrida, sistemas de rastreamento de dados e transmissões digitais por meio de uma ampla variedade de serviços – incluindo o Amazon SageMaker, um serviço de aprendizado de máquina totalmente gerenciado que permite que desenvolvedores e cientistas criem e implementem modelos com facilidade; o AWS Lambda, serviço de computação serverless pioneiro e orientado a eventos da AWS; e os serviços de Analytics da AWS, para descobrir métricas nunca antes vistas que mudarão a maneira como os fãs e as equipes aproveitam, experimentam e participam de corridas.
A Fórmula 1 também selecionou o AWS Elemental Media Services para potencializar seus fluxos de trabalho de recursos de vídeo, melhorando a experiência de visualização de seus mais de 500 milhões de fãs em todo o mundo. A partir do Amazon SageMaker, os cientistas de dados da Fórmula 1 estão treinando modelos de deep learning com 65 anos de dados históricos de corridas, armazenados no Amazon DynamoDB e no Amazon Glacier.
Com essas informações, a Fórmula 1 pode extrair estatísticas críticas de desempenho de corrida para fazer previsões e fornecer aos fãs informações sobre decisões e estratégias adotadas por equipes e pilotos em frações de segundo. Por exemplo, os cientistas de dados da Fórmula 1 podem prever quando a janela de oportunidade está se abrindo ou fechando para as equipes colocarem seus carros em vantagem máxima, bem como determinar o melhor momento para trocar os pneus.
Ao transmitir dados de corrida em tempo real para a AWS usando o Amazon Kinesis, a Fórmula 1 pode capturar e processar os principais dados de desempenho dos carros a cada curva dos circuitos, com precisão e velocidade inigualáveis. Em seguida, ao implementar o aprendizado de máquina avançado por meio do Amazon SageMaker, pode identificar precisamente o desempenho de um piloto e se os pilotos superaram seus limites. Ao compartilhar essas ideias com os fãs em transmissões de televisão e plataformas digitais, a Fórmula 1 está melhorando a experiência, permitindo mergulhar profundamente no trabalho de seus times e pilotos favoritos.
A Fórmula 1, que começou em 1950, é a mais prestigiada competição de automobilismo e a série esportiva anual mais popular do mundo. Em 2017, foi assistida por 1,8 bilhão de telespectadores em mais de 200 territórios. O Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2018 vai de março a novembro e abrange 21 corridas em 21 países nos cinco continentes. A Fórmula 1 World Championship Limited faz parte da Fórmula 1 e detém os direitos comerciais exclusivos do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA. Os valores do contrato não foram revelados