Gigante chinesa ativa primeiro Internet data center no Brasil
A Tencent Cloud – braço de computação em nuvem da gigante chinesa Tencent, lançou nesta quinta-feira, 25/11, o seu primeiro Internet Data Center (IDC) em São Paulo, no Brasil. A adição do novo data center à rede global da Tencent Cloud, presente em 27 regiões e 68 zonas de disponibilidade, marca sua entrada oficial no mercado latino-americano. Os valores investidos não foram revelados.
O alvo da Tencent Cloud é voltado para a digitalização e, em particular, para empresas de mídia, jogos, redes sociais e fintechs, como a companhia de games Level Up!, que utiliza os serviços da Tencent Cloud para alavancar sua tecnologia líder de mercado, garantindo experiências consistentes e confiáveis ao público final e ao consumidor B2B. Exemplos de serviços de alta qualidade da Tencent Cloud incluem mídia em nuvem, transmissão ao vivo de vídeos, desenvolvimento de sites e jogos e soluções de educação online.
“O Brasil é um mercado dinâmico e empolgante com um número crescente de empresas digitais de alto crescimento que buscam garantir experiências digitais consistentes e confiáveis para seus clientes e consumidores na América Latina e ao redor o mundo”, afirma Poshu Yeung, vice-presidente sênior da Tencent Cloud International. O Brasil é considerado um mercado crítico para a Tencent Cloud e desempenha um papel fundamental na missão da empresa de fornecer serviços de nuvem pública seguros, confiáveis e de alto desempenho para clientes na região.
A inauguração do primeiro Internet Data Center da Tencent Cloud no Brasil visa atender à crescente demanda de digitalização no país e em toda a América Latina. Além disso, a entrada da companhia no Brasil apoiará o crescimento de empresas brasileiras e de outras organizações com base na América Latina no mercado chinês e na região Ásia-Pacífico por meio da integração perfeita de dados com suas principais operações em ambientes brasileiros e latino-americanos. O gasto total com infraestrutura como serviço em nuvem pública (IaaS) e plataforma como serviço (PaaS) deve chegar a US $ 3 bilhões em 2021 somente no Brasil, segundo a consultoria IDC1, um aumento de 46,5% na comparação ano a ano.